segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Beth Soares

Professora, coreógrafa, bailarina e pesquisadora da dança árabe;
Diretora do Studio de Arte e Cultura, onde são ministradas as aulas de dança árabe, entre outras artes e atividades desenvolvidas por outros professores;
Produtora de Espetáculos de Dança, e neste sentido vem realizando anualmente eventos com a participação de diversos artistas e estudantes das artes;
Coordenadora da Cia de Dança Beth Soares, uma Cia de formação na dança árabe e fusão, para bailarinos e amadores;
Professora de História da Secretaria Municipal de Educação e Cultura desde 2001;
Atualmente em curso de formação em Bioterapia e estudante de yoga.

Uma história com a arte e o conhecimento:

Apaixonada desde cedo pelas artes, aos 12 anos começou a estudar dança e música, frequentando aulas de jazz e de violão clássico. Daí em diante passou por muitas experiências e aprendizagens com a dança e outras artes.
Formou-se em Licienciatura em História pela Universidade Católica do Salvador em 1992. O encontro com a dança oriental, ou dança do ventre, aconteceu por conta do interesse pelo Egito, desde criança mantinha um fascínio pela cultura egípcia, então descobriu nos estudos históricos, a dança desse povo, desde então passou a estudá-la, como a dança já estava muito presente em sua vida, o mergulho para a dança árabe foi sem dúvida um caminho sem volta. Passou a estudá-la profundamente, fazendo das aulas de dança árabe uma rotina diária.
Sempre tendo a pesquisa como princípio básico para sua formação, estudou com várias professoras, tendo no seu caminho a mestra Márcia Mignac, como uma das referências na formação.
Fez workshops com professores e grandes estrelas da dança no Cairo, como por exemplo Mahmoud Reda, Dina, Raqia Hassan, Randa Kamel, Faten Salama, Ashraf Hassan, Yousry Sharif, Tito, e Gamal Seif.
Aprimorando seus conhecimentos, frequentou workshops com vários nomes da dança do ventre nacional como Lulu Sabongi, Carla Silveira, Hayat El Helwa, Samira Samia, Dunia, Kahina, Nar, Mahaila El Helwa, Jade el Jabel.
Estudou também, através de workshops com professoras norte-americanas como Jilina, coordenadora da Companhia Belly Dance, Virgínia, Aziza, Roxanne Shelby e com a argentina Saida e o maestro Mario Kirlis
Em 2005 tornou-se integrante da Companhia de Dança do Ventre Arabeskue, no mesmo ano, abriu um Espaço holístico, onde ministrava suas aulas de dança, além de realizar atendimentos em terapias naturais, pois, entendendo o próprio corpo como parte do universo, estendeu seus estudos para o campo holístico, onde se especializou como terapeuta corporal em técnicas de massoterapia na Academia Baiana de Saúde Integral e integrou a esse trabalho seus conhecimentos sobre a aromaterapia, cromoterapia e musicaterapia.
O Espaço cresceu, hoje é escola de artes e ambiente de terapias naturais, onde são ministradas as aulas de dança, música, yoga e faz-se atendimentos terapêuticos para o bem estar e equilíbrio do ser.
Além das aulas de dança, Beth trabalha intensivamente em produção cultural, organizando eventos, festivais e mostras, ministra oficinas e workshops.
Nesse ambiente entre aulas e produções, nasceu, sob sua coordenação, a Cia de Dança Beth Soares, uma Cia de dança que combina pluralidade e diversidade. Composta por bailarinos profissionais e amadores, com variadas faixas etárias que interagem, expressando arte, vida, emoção e talento, defendendo a proposta de que todo corpo dança.
Dando continuidade aos seus estudos, hoje está fazendo curso de especialização em bioterapia, além do estudo da Yoga.