sexta-feira, 18 de maio de 2012

Alongar-se é fundamental


Todos concordam que alongar é importante para o bem estar e bom funcionamento do corpo. Também parece óbvio que aulas de dança, assim como a prática de qualquer outra atividade corporal, devam ser precedidas de alongamento, mas será que realmente as pessoas praticam?
Lembro-me de quando comecei a fazer aulas de dança, tinha doze anos e não entendia porque grande parte da aula era tomada por alongamentos, não sabia o motivo que levava a minha professora a aplicá-los, achava uma verdadeira repetição das aulas de ginástica da escola, enquanto o que mais eu gostava era aprender passos novos, seguir as coreografias e dançar feliz ao lado das minhas colegas de classe. Naquela época não sabia o quanto aquela professora estava sendo cuidadosa e responsável com suas alunas.
Os benefícios do alongamento são muitos, uma sequência de alongamentos ajuda a aumentar a consciência corporal e corrigir postura, além de preparar o corpo para as atividades que serão desenvolvidas, melhorando o seu desempenho e reduzindo o perigo de lesões. Geralmente alguns optam em fazê-los apenas antes da aula, o correto é alongar-se antes e no final, pois depois da realização da aula de dança ou outra atividade física os músculos estarão aquecidos e neste momento alongar faz-se necessário pois conseguimos ampliar os movimentos, quem pratica sua atividade sem alongar-se no final poderá sofrer consequências como dores enrijecimento ou distensões musculares.
Contudo percebo que apesar da divulgação dos benefícios do alongamento, permanece a existir uma resistência por alguns alunos. Em minhas classes não posso reclamar, alunas e alunos que as frequentam são conscientes que não abro mão em alongar com bastante cuidado no início e final de cada aula, mas basta um recusar-se e já penso que é um desafio para qualquer professor (a).
Em classes avançadas é possível dispensar desde que cada um alongue-se antes e depois da aula, apesar de ser muito difícil, na maioria dos casos, os alunos cumprirem esse compromisso. Quando as turmas são iniciantes ou intermediárias é preciso mesmo o acompanhamento do professor no direcionamento do trabalho.
Entendo a vontade em ir direto para o aprendizado técnico, mas é preciso saber que não podemos ser apressados nem imediatistas quando estamos falando sobre dança ou todas outras atividades que são realizadas pelo corpo. Devemos preparar o corpo corretamente e cultivar uma prática continuada e consciente das nossas próprias limitações.
Beth Soares

Nenhum comentário: